Cais Palafítico da Carrasqueira, Alcácer do Sal

O Cais Palafítico da Carrasqueira, no Estuário do Sado, é um dos mais belos locais ribeirinhos em Portugal e foi palco de mais um encontro dos Urban Sketchers Portugal, ao qual os Foto&Sketchers 2´´ se “colaram”. Nos últimos dois meses de cada vez que pensava nesta viagem sentia-me como uma criança ansiosa. Não se deixe enganar quem costuma seguir o meu trabalho de rabiscos. Eu estava assim, porque há muito tempo, em dado momento da minha vida de estudante estive convencida que seria ornitóloga (que é o mesmo que dizer investigadora de aves). Claro que levei os binóculos e um guia de identificação! Há imenso tempo que não fazia observação. Tive que me impôr a deixar os binóculos no carro depois do almoço para só pegar neles mais ao fim do dia. Senão não havia rabiscos nem fotos!

Naquela zona podem avistar-se as mais belas aves ribeirinhas, elegantes e algumas bem coloridas como a minha ave preferida, o Guarda-Rios. Não o avistei, mas houve quem o avistasse e não fizesse a menor ideia de que uma ave com aquelas cores “tropicais” existisse por cá. Mas existe e não muito longe de nós citadinos, desde que habite próximo de ribeiras com pequenos peixes e anfíbios e vegetação suficientemente densa. Já avistei um junto à ribeira que passa junto ao centro histórico de Oeiras e o local não é dos mais limpos… Mas o momento alto do encontro foi quando ao final do dia avistámos um Ibis! Mas que ave mais fantástica! Nunca tinha visto ao vivo!

Durante o encontro houve outro momento inesquecível: o pic nic! A Dina e o Luís fizeram uma prospecção, escolheram um grande pinheiro manso e lá nos instalámos. Qual não foi o nosso espanto, quando colocaram em cima da toalha duas caixas que emitiam uns sons estranhos. Eram piriquitos que caíram do ninho e que trouxeram para alimentar de duas em duas horas! Foi o delírio!

Com ajuda de outros sketchers, entre eles o João Matos dos Évora Sketchers, penso que avistei as seguintes aves ribeirinhas “pastando” no lodo do Cais Palafítico (seguir links para saber mais sobre as espécies):

Cais Palafitico - Rita Care 2015 (1) - 800 Cais Palafitico - Rita Care 2015 (2) - 800 Cais Palafitico - Rita Care 2015 (3) - 800

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

2 thoughts on “Cais Palafítico da Carrasqueira, Alcácer do Sal”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s