Rita Caré

Rita Caré
rita.s.care@gmail.com
Bio.Site e Redes Sociais

…….

Estudei para ser bióloga da “passarada”, mas a vida deu-me a volta. Fui gestora de projectos de comunicação e de eventos culturais e científicos. Desde 2001, tenho colaborado sobretudo com entidades sem fins lucrativos. Tem sido uma vida a contar histórias ou a ter um papel relevante como uma ponte entre pessoas que querem partilhar histórias umas às outras durante os eventos que organizo. Sou exploradora de tudo o que me chama a atenção e adoro partilhar histórias através da escrita, de meios visuais e mais recentemente utilizando peças Lego.

Desde 31 de Outubro de 2023, cumpro um “delírio” com 20 anos. Estou dentro do sonho de ser estudante de Design Gráfico e ao que parece já sou considerada Designer <3.

De mente muito irrequieta, experimento e exploro tudo o que me atrai a atenção e o olhar estético. Essa ânsia revela-se na experimentação de múltiplos materiais para desenhar e pintar (desde canetas de feltro, lápis de cera e de cor, aguarela – desde qualidade pré-escolar até profissional) e construir com as mãos (ex. barro, plasticina, Lego, etc.). Os formatos dos meus cadernos revelam essa necessidade experimental, pois são muito variados. Podem ser minúsculos até enormes, quadrados, rectangulares, até triangulares ou circulares).

As ricas experiências que tenho nessa vida, que chamo “paralela”, trazem enormes benefícios para a minha actividade profissional (ex. aprendizagem e experiência de construção de websites, blogs, redes sociais e gestão de eventos culturais sem fins lucrativos).

Perfil desenhado de Rita Caré 2019
Perfil carimbado e rabiscado. Agosto 2019
[Clicar para aumentar]

Tenho formação académica e/ou profissional em: biologia; jornalismo de ciência e tecnologia; comunicação em ciência; pensamento visual e desenho de ideias; desenho clássico, ilustração científica, técnicas de aguarela e pintura abstracta e diários gráficos; fotografia; escrita criativa; e em gestão de projectos. Nunca páro de procurar respostas para a minha curiosidade por muitos temas e áreas diferentes, que têm em comum as palavras COMUNICAÇÃO e PARTILHA.

“Enquadrar” e eternizar imagens faz parte do que sou desde muito cedo. Aos seis anos, ofereceram-me uma pequena máquina fotográfica branca com um botão cor de laranja e rolos de 110 mm. Nunca mais parei de fotografar. Já adulta interessei-me por saber mais sobre as técnicas fotográficas e explorei-as. Participei até em três exposições individuais de fotografia e em mais de uma dezena de exposições colectivas de artes plásticas realizadas em Portugal e em Espanha.

O interesse pelo diário gráfico apareceu no final dos anos 1990, porque é uma ferramenta essencial na prática da ilustração científica. Em 1998-99, aprendi a desenhar num workshop de ilustração científica com Pedro Salgado. Voltei a encontrá-lo em 2001. Em 2004, aprendi a usar lápis-de-cor na ilustração científica com Fernando Correia e Nuno Farinha. Desde 2007, exploro a pintura abstracta com técnicas de aguarela e técnicas mistas. Em 2009, comecei a participar nas actividades dos Urban Sketchers Portugal, grupo de pessoas que se reúne para desenhar espaços urbanos em pequenos cadernos. Há poucos anos, abandonei as preocupações com as técnicas de fotografia, usufruindo da liberdade do “point and shot” com o meu smartphone ou com máquinas fotográficas que cabem no bolso das calças. Desde o final de 2012, dedico-me ao desenho de observação em diários gráficos como forma de contemplação do que me rodeia, como forma de meditação e de encontrar uma serenidade há muito procurada.

Desde 2008, participo regularmente em várias exposições colectivas e individuais de pintura, de desenho e de diários gráficos e também com vários desenhos em livros produzidos com o apoio dos Urban Sketchers Portugal.

De 2013 a 2021, organizei encontros informais de urban sketching e de fotografia para pessoas que desejam usufruir, através da fotografia e do desenho ao vivo, do património cultural material e imaterial dos lugares que visitam.

Desde 2013, organizo workshops para ensinar pessoas que acham que nunca vão saber desenhar e pintar.

Se tiverem curiosidade para conhecer mais sobre a minha experiência de vida, leiam a minha Biografia de 2023, o meu Perfill de 2017, num trabalho de investigação jornalistica de Carolina Lobão Figueira e visualizem o meu Perfil Rabiscado com técnicas de rabiscos de ideias e construído em Lego.

Post actualizado em Novembro de 2023

13 opiniões sobre “Rita Caré”

  1. LINDO LINDO LINDO

    ADOREI SEU SITE… QUERIA SABER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O BLOG, ESSAS EXPRESSÕES LINDÍSSIMAS SÃOGERADAS POR UM GRUPO DE PESSOAS QUE DESENHA E ESCREVE?

    VOU COLOCAR UM POST SOBRE O GRUPO NO MEU BLOG PRINCIPALMENTE FALANDO SOBRE AS EXPRESSÕES EM RELAÇÃO AS ÁRVORES E SERIA BEM INTERESSANTE CONHECER UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DO BLOG, COMO SURGIU, QUEM FAZ, ONDE VOCÊS FICAM… O QUE ACHA?

    ABRAÇO

    Gostar

  2. Eu amo natureza, meu nome é cláudia tenho 12 anos e estudo no colégio gálatas.
    Bom eu estudo sobre natureza, e sobre papiro em “história”. e sobre egito e etec……

    bjs para todo Mundo e eu adorei esse site
    preserve a natureza que foi Deus que nois deu

    Gostar

  3. Rita Tambem andei a dar voltas ao teu blog e outras coisas que por aqui, e á volta disso vais editando. Claro que gostei muito e fiquei surpreendida com os trabalhos que tens em Desenho Biológico. Preciosos! Vou gostar de ver mais. Mas, o tempo é pouco para tudo o que gosto de ver e fazer. E as condições físicas (pessoais) não são as melhores. Mas pelo menos deambulei por aqui nos caminhos diversos da Rita Caré que eu não conhecia bem e comecei a descobrir agora. Obrigada por partilhares connosco os teus “riscos”. Parabéns. Um abraço
    (Não sei muito bem se estou no teu blog a escrever ou noutro dos teus “sítios” mas espero que chegues a ler…)

    Liked by 1 person

Deixe um comentário