Autora

Perfil desenhado de Rita Caré 2019
Perfil carimbado e rabiscado. Agosto 2019
[Clicar para aumentar]

…….

Rita Caré  |  913 159 291 (Portugal)  |   rita.s.care@gmail.com
Facebook | Instagram   | Twitter | CV | Curriculum

…….

Estudei para ser bióloga da “passarada”, mas a vida deu-me a volta. Sou gestora de projectos de comunicação, actualmente mais focados para a gestão da organização de eventos científicos e de cultura. Desde 2001, tenho sido comunicadora de ciência e de educação ambiental – ou seja tem sido uma vida inteira a contar histórias ou a ter um papel super importante como ponte entre pessoas que querem partilhar histórias umas às outras (exemplo: gestão de eventos científicos)! Sou exploradora de tudo o que me chama a atenção e adoro partilhar histórias através da escrita e de meios visuais. 

Perfil de Rita Caré com Lego
Perfil esculpido em Lego. Julho 2019

De mente muito irrequieta, experimento e exploro tudo o que me atrai a atenção e o olhar estético. Essa ânsia revela-se na experimentação de múltiplos materiais para desenhar e pintar (desde canetas de feltro, lápis de cera e de cor, aguarela – desde qualidade pré-escolar até profissional) e construir com as mãos (ex. barro, plasticina, Lego, etc.). Os formatos dos meus cadernos revelam essa necessidade experimental, pois são muito variados. Podem ser minúsculos até enormes, quadrados, rectangulares, até triangulares ou circulares).

As ricas experiências que tenho nessa vida, que chamo “paralela”, trazem enormes benefícios para a minha actividade profissional (ex. aprendizagem e experiência de construção de websites, blogs, redes sociais e gestão de eventos culturais).

Tenho formação académica e/ou profissional em: biologia; jornalismo de ciência e tecnologia; comunicação em ciência; pensamento visual e desenho de ideias; desenho clássico, ilustração científica, técnicas de aguarela e pintura abstracta e diários gráficos; fotografia; escrita criativa; e em gestão de projectos culturais em museus e noutros ambientais culturais. Nunca paro de procurar respostas para a minha curiosidade por muitos temas e áreas diferentes, que têm em comum as palavras COMUNICAÇÃO e PARTILHA.

“Enquadrar” e eternizar imagens faz parte do que sou desde muito cedo. Aos seis anos, ofereceram-me uma pequena máquina fotográfica branca com um botão cor de laranja e rolos de 110 mm. Nunca mais parei de fotografar. Já adulta interessei-me por saber mais sobre as técnicas fotográficas e explorei-as. Participei até em três exposições individuais de fotografia e em mais de uma dezena de exposições colectivas de artes plásticas realizadas em Portugal e em Espanha.

O interesse pelo diário gráfico apareceu no final dos anos 1990, porque é uma ferramenta essencial na prática da ilustração científica. Em 1998-99, aprendi a desenhar num workshop de ilustração científica com Pedro Salgado. Voltei a encontrá-lo em 2001. Em 2004, aprendi a usar lápis-de-cor na ilustração científica com Fernando Correia e Nuno Farinha. Desde 2007, exploro a pintura abstracta com técnicas de aguarela e técnicas mistas. Em 2009, comecei a participar nas actividades dos Urban Sketchers Portugal, grupo de pessoas que se reúne para desenhar espaços urbanos em pequenos cadernos. Há poucos anos, abandonei as preocupações com as técnicas de fotografia, usufruindo da liberdade do “point and shot” com o meu smartphone ou com máquinas fotográficas que cabem no bolso das calças. Desde o final de 2012, dedico-me ao desenho de observação em diários gráficos como forma de contemplação do que me rodeia, como forma de meditação e de encontrar uma serenidade há muito procurada.

Desde 2013, organizo ENCONTROS informais de urban sketching e de fotografia e também WORKSHOPS para ensinar pessoas que acham que nunca vão saber desenhar e pintar.

Em 2015, criei o grupo FotoSketchers 2 Linhas – Cascais | Sintra Lisboa -, que coordeno, para pessoas que desejam usufruir, através da fotografia e do desenho ao vivo, do património cultural material e imaterial dos lugares que visitam.

Participo regularmente em várias exposições colectivas de pintura, de desenho e de diários gráficos desde 2008.

“Desenhar é Viajar cá dentro” (2014) foi a minha primeira exposição individual de diários gráficos, projecto abraçado pelo bar-restaurante Velha Gaiteira. As reproduções expostas de alguns dos meus cadernos representam a contemplação de lugares de Portugal e sobretudo essa minha busca incessante pela serenidade. Essa exposição esteve em Julho de 2014 em Fernão Ferro – Seixal, na casa de chá Too Much com algumas reproduções de trabalhos realizados no Seixal.

Na exposição individual “Alemanha 3 x Desenhada ao Sol: Viagens Revisitadas” parti das páginas dos diários gráficos de três viagens pela a Alemanha e, com um novo olhar, explorei as imagens e as memórias em folhas soltas com aguarela. Essa exposição esteve na Livraria Palavra de Viajante, em São Bento – Lisboa, de 12 Dezembro de 2014 a 15 de Janeiro de 2015.

Participo com vários desenhos em alguns catálogos de exposições e em publicações generalistas, mas destaco a minha contribuição para: a exposição online “Não vamos esquecer” organizada pelos USkP e o jornal Público.pt, em 2017; o livro colectivo “Montras mostram Elvas” em 2016, com base no projecto de desenhos cobrindo montras de lojas vazias em Elvas; e os livro colectivos dos Urban Sketchers Portugal: “Lisboa por/by Urban Sketchers” e “Portugal por/by Urban Sketchers” , editados pela Zest em 2015 e 2017, e “Porto por/by Urban Sketchers”, editado pela Ponto M em 2017.

Para saber mais,
leia o meu Perfil num trabalho jornalístico de Carolina Lobão Figueira
e visualize o meu Perfil Rabiscado com técnicas de rabiscos de ideias e construído em Lego.

Author Rita Caré Papiro papirus, Science Communication, Culture Communication, Social Media Manager, Events, Manager, Urban Sketcher, Painter, Concept Sketcher. Watercolor . RabiscarIdeias, 2019
May the Force be with us!

Texto de Rita Caré

Post actualizado em Setembro de 2019

Anúncios

13 opiniões sobre “Autora”

  1. LINDO LINDO LINDO

    ADOREI SEU SITE… QUERIA SABER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O BLOG, ESSAS EXPRESSÕES LINDÍSSIMAS SÃOGERADAS POR UM GRUPO DE PESSOAS QUE DESENHA E ESCREVE?

    VOU COLOCAR UM POST SOBRE O GRUPO NO MEU BLOG PRINCIPALMENTE FALANDO SOBRE AS EXPRESSÕES EM RELAÇÃO AS ÁRVORES E SERIA BEM INTERESSANTE CONHECER UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DO BLOG, COMO SURGIU, QUEM FAZ, ONDE VOCÊS FICAM… O QUE ACHA?

    ABRAÇO

    Gostar

  2. Eu amo natureza, meu nome é cláudia tenho 12 anos e estudo no colégio gálatas.
    Bom eu estudo sobre natureza, e sobre papiro em “história”. e sobre egito e etec……

    bjs para todo Mundo e eu adorei esse site
    preserve a natureza que foi Deus que nois deu

    Gostar

  3. Rita Tambem andei a dar voltas ao teu blog e outras coisas que por aqui, e á volta disso vais editando. Claro que gostei muito e fiquei surpreendida com os trabalhos que tens em Desenho Biológico. Preciosos! Vou gostar de ver mais. Mas, o tempo é pouco para tudo o que gosto de ver e fazer. E as condições físicas (pessoais) não são as melhores. Mas pelo menos deambulei por aqui nos caminhos diversos da Rita Caré que eu não conhecia bem e comecei a descobrir agora. Obrigada por partilhares connosco os teus “riscos”. Parabéns. Um abraço
    (Não sei muito bem se estou no teu blog a escrever ou noutro dos teus “sítios” mas espero que chegues a ler…)

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s