Da Relevância e do Sentido de Viver: 10 Anos do Movimento dos Urban Sketchers

Rita Care _ FabricaPolvora_10anosUSk_11Nov2017 (2) _ 1200

O Movimento dos Urban Sketchers celebrou 10 anos no dia 11 de Novembro de 2017. Nesse dia, estava numa formação profissional na Fábrica da Pólvora de Barcarena. Alguns dias antes já sabia que desenho queria fazer para celebrar. Não é o desenho mais incrível que fiz, nem por isso, mas foi feito com o coração. Ao olhar para o desenho agora, gosto de pensar que ter pintado com os chamados “Lápis-de-cor Mágicos” não foi um acaso.

Rita Care _ FabricaPolvora_10anosUSk_11Nov2017 (1)_1200

Senti-me triste ao longo do dia, como se estivesse no local errado, por não ter a companhia de pelo menos outro Urban Sketcher comigo. Mas no final do dia rabisquei, sorri e partilhei, cumprindo dessa forma o que de mais importante me trouxeram os Urban Sketchers: mudei irremediavelmente, cresci, tenho-me divertido muito e tornei-me maior, muito maior do que eu própria.

Mari_11Nov2014_FabricaPao_10anosUSk (2)_1200

Em alguns momentos dos últimos anos, principalmente entre 2013 e 2017, quando organizei cerca de 80 encontros dos USkP e do grupo Foto&Sketchers 2 Linhas, quando colaborei, entre 2014 e 2016, com a coordenação dos Urban Sketchers Portugal na gestão de informação e criei o Facebook USkP, senti que o que vivia ia muito além de mim, cumprindo uma grande paixão, projectando o meu trabalho de voluntariado em muitas outras pessoas. Isso criou uma Relevância de Viver cheia de pequenos-gigantes Significados.

Às vezes penso neste tempo e receio nunca mais voltar a ter oportunidade de tocar em tantas outras vidas, mesmo de forma minúscula como fiz com tanta “Gente Gira” ao mesmo tempo e com tamanho impacto.

Pertencer a este Movimento, vivê-lo, testemunhá-lo tem sido das coisas mais importantes que alguma vez farei. As Amizades que construí ao longo dos anos, por causa destes desenhos tão especiais, é das maiores ofertas que a Vida me deu.

De vez em quando faço uma reflexão sobre porque é que Desenho e porque considero tão importante que todos Rabisquem. Podem ler as minhas reflexões ALI, com destaque  ACOLÁ para o desafio que a Liz Steel fez.

Rita Caré, 25 de Fevereiro de 2018

P.S. Este desenho está a ser publicado aqui tantos meses depois do 11 de Novembro de 2017, porque Viver às vezes é difícil, troca-nos as voltas e a motivação. Nas últimas semanas tenho andado a publicar desenhos de 2017 e até mesmo de anos anteriores. E muitos mais faltam ainda até conseguir publicar tudo o que tenho pendente. Tem sido uma viagem de reencontro comigo própria, com o que fui e que quero deixar para trás e na pessoa que quero ser no futuro sob o lema “a vida tem que ser mais lenta e leve”.

Anúncios

Na exposição “Sintra Desenhada – USk e e os 20 anos do Património Municipal”

Exposição Colectiva de Diários Gráficos
“Sintra Desenhada – Urban Sketchers
e os 20 anos do Património Mundial”
Paços Concelho CMSintra
Até 31 Agosto 2016
Org. USkP e CMSintra

Ana Crispim - expo sintra uskp - 2016
Rabiscos meus de Sintra na exposição | Foto de Ana Crispim

 

P.S. Chamaram-me Car(r)é…outra vez…

Na EXPO – Forte de São Julião da Barra, Oeiras

Este blog está um bocadinho desorientado e então divulgo agora o meu rabisco na Exposição dos Urban Sketchers Portugal sobre o Forte de São Julião da Barra (Residência Oficial do Ministro da Defesa), Oeiras, que esteve patente de 11 a 25 de Fevereiro de 2016, no Ministério da Defesa Nacional, em Belém-Lisboa.

Convite - Expo S.JuliaoBarra-11fev2016

ExpoUSkP-S.JuliaoBarra-11fev2016 por Mario Crispim
O “meu” Forte de S. Julião da Barra é o de cima e a Foto é do Mário Crispim

Rabiscos em livro “Lisboa by/por Urban Sketchers” – Lançamento 23 Out, Museu da Marinha

A reentrée dos rabiscos está numa animação! No dia 23 de Outubro de 2015, pelas 18h00, no Museu da Marinha, em Belém-Lisboa, será lançado o livro dos Urban Sketchers Portugal “Lisboa por/by Urban Sketchers” da Zestbooks.

Penso ter lá dois desenhos meus: um com pasteis de Belém e outro com um eléctrico de um dos meus museus preferidos: o Museu da Carris.

Convite uskPT Lisboa

Ruinas do Carmo na Exposição (a)Riscar O Património, Museu Nacional de Arqueologia, Belém-Lisboa

O único desenho das Ruínas do Convento do Carmo que fiz no encontro (a)Riscar O Património de 2014 está exposto na exposição com o mesmo nome no Museu Nacional de Arqueologia (Belém, Lisboa), organizada pela DGPC e pelos USkP. Foi inaugurada no dia 25 de Setembro e encerrará em 30 de Novembro de 2015 para depois prosseguir em itinerância pelas localidades onde se realizaram encontros deste projecto.

Este rabisco tem toda uma história, aliás várias…, mas essas ficam para outro dia… :)

Expo aRiscar Patrimonio - USkP - Rita Care (3) Expo aRiscar Patrimonio - USkP - Rita Care (2)

convite_ariscar

Castelo de Silves na Exposição USkP “Traços do Património”

Dos meus rabiscos do encontro Urban Sketchers Portugal em Silves, o do Castelo de Silves foi seleccionado para a exposição “Traços do Património”, inaugurada em 25 de Setembro de 2015 no Castelo de Silves. O desenho está também incluído no catálogo, mas esse ainda não posso mostrar, porque ainda não o tenho. A exposição estará patente até 25 de Novembro de 2015.

Castelo de Silves
Castelo de Silves

Traços do Patrimonio, Silves 2015

Agradeço muito ao Hélio Boto pelo enorme esforço. Sem ele não teria sido possível nem encontro, nem exposição nem catálogo!

E também à Câmara Municipal de Silves.

Domingo na João do Rio – Conversas sobre o Blog USkP e publicação de posts

Prt Screen - Conversas-JRio- USkP Vamos La Bloggar p Publicar - Rita Care 2015 - 2
* Como se publica um post no Blog USkP?
* Enganei-me no texto e agora? Tenho de apagar o post?
* O que é uma Etiqueta / Tag / Marcador?
* Porque nunca me devo esquecer da minha Etiqueta no blog USkP?
* O que é uma imagem em 300 dpi para as exposições USkP?
* … e muito mais…?

No próximo Domingo, 3 de Maio das 15 às 18h, na Casa João do Rio, irei explicar as regras básicas para publicação de desenhos no Blog dos Urban Sketchers Portugal e tirar dúvidas sobre a gestão de blogs do sistema Blogger. A apresentação será feita directamente na Internet e projectada na TV.

Tragam as coisinhas do costume para o lanche na Casa João do Rio dos Pais da Maria Celeste!

Inscrições (Gratuitas): O máximo de participantes é 15, por isso é necessário que se inscrevam para o e-mail rita.s.care@gmail.com até 2 de Maio. A inscrição só é válida depois de receberem a minha confirmação.

3 Maio – USkPês, vamos lá “Bloggar” para melhor Publicar! – Conversas na Casa João do Rio

Conversas-JRio- USkP Vamos La Bloggar p Publicar - Rita Care 2015

* Como publicar um post no blog USkP – Regras básicas
* Demonstração da publicação de um post no blog USkP
* Como digitalizar uma imagem em scanner? – Demonstração
* Como tratar uma imagem para Internet e para impressão profissional – Demonstração
* Perguntas e Respostas para clarificar dúvidas
* Publicar vários desenhos [trazidos em pen drive usb ou produzidos durante a própria sessão) no Blog USkP por alguns participantes

No próximo Domingo, 3 de Maio das 15 às 18h, na Casa João do Rio, irei explicar as regras básicas para publicação de desenhos no Blog dos Urban Sketchers Portugal e tirar dúvidas sobre a gestão de blogs do sistema Blogger. A apresentação será feita directamente na Internet e projectada na TV.

Tragam as coisinhas do costume para o lanche na Casa João do Rio dos Pais da Maria Celeste!

Inscrições (Gratuitas): O máximo de participantes é 15, por isso é necessário que se inscrevam para o e-mail rita.s.care@gmail.com até 2 de Maio. A inscrição só é válida depois de receberem a minha confirmação.