Richard Zimler e os seus livros na BMCascais, S.D. Rana

Hoje o muito carismático escritor Richard Zimler, autor de um dos meus romances históricos de eleição – “O Último Cabalista de Lisboa” (1996) – e talvez o mais Português dos Norte-Americanos, esteve a poucos quilómetros da minha casa, na Biblioteca de São Domingos de Rana (BMCascais). Participou na série de eventos “O Escritor no seu Labirinto“, que consiste em conversas sobre obras e trabalho de escrita de diversos autores.

Richard Zimler em BMCSDRana por Rita Caré 30.jan2016 - V.1.3 p net

Mais uma vez o escritor encantou a audiência com a sua forma de estar informal e emotiva perante a sua própria experiência de vida. As suas opiniões assertivas sobre muitos temas comuns ao nosso quotidiano é fantástica. Fascinam-me as histórias dos seus livros, os temas que abordam (sempre muito pertinentes e interessantes) e a forma como nos conta como acontece a sua escrita, estudando primeiro afincada e obsessivamente os temas, para depois criar os enredos – a partir de uma construção que “já aprendeu” que surge à medida que a escrita e a as histórias avançam. Segundo ele próprio é a maturidade dos sessenta e da experiência de 10 romances escritos :)

Atenção que o próximo sairá depois do Verão e promete. Envolve Jesus Cristo e mais não digo!

Richard Zimler em BMCSDRana por Rita Caré 30.jan2016 - V.2.3 p net

Ainda bem que se partilha pelos livros e pessoalmente assim, pois através dele o conhecimento sobre vários momentos da História de Portugal é extensamente divulgado actualmente pelo mundo (já é traduzido em 23 línguas). Sobretudo, tem um papel muito importante como divulgador da cultura dos Judeus (no contexto histórico e global e também especificamente no contexto Português e Norte-Americano).

À parte dos temas da sessão, Richard Zimler é uma figura fundamental em Portugal na luta pelos direitos humanos e, em especial, das pessoas LGBT.

Richard Zimler em BMCSDRana por Rita Caré 30.jan2016 - V.3.4 p net

Se já fiquei radiante por me autografar este livro para a minha sobrinha Alice (de 22 meses) e esta grande pérola que eu nem sabia que estava traduzida em Português (será publicada nova edição pela Porto Editora em breve), ficarei ainda mais feliz quando um dia destes me autografar a outra pérola ainda mais preciosa que ali está na foto. Eu tinha o livro comigo, mas não quis abusar da paciência… Além disso, se foi tão giro ver a reacção do Richard Zimler com o livro original “The Angelic Darkness” (2000) nas mãos, fico-me a imaginar como será a sua reacção quando lhe aparecer com o “Unholy Ghost” (1996). Pérolas encontradas em segunda mão na net, pois claro :D

Richard Zimler em BMCSDRana por Rita Caré 30.jan2016 - Foto 1.2.

Mas que final de tarde tão bem passado!

Um pensamento em “Richard Zimler e os seus livros na BMCascais, S.D. Rana”

Deixe uma Resposta

