OBRIGADA ao Apoio nos projectos Papiro papirus 2015

ritacare-papiropapirus-png

Os muitos projectos de DESENHO E FOTOGRAFIA nos quais me envolvi ao longo de 2015 – organização e/ou participação de inúmeros encontros de rabiscos (e de fotografia também…), exposições individuais e colectivas de desenho e aguarela, orientação de workshops nestas áreas para o público, publicação de desenhos em revistas e até num livro – não teriam sido possíveis sem o apoio e patrocínio de várias entidades, projectos e pessoas.

É com grande emoção que agradeço, neste final de 2015, o vosso apoio e acreditarem no trabalho que tenho vindo a desenvolver na divulgação do desenho de observação à vista no local (ou desenho de rua) em diários gráficos, da aguarela e do abstracto, das histórias em reportagens desenhadas ou ainda histórias inventadas como complemento aos desenhos de observação e mais recentemente na promoção do trabalho paralelo da fotografia e do desenho nos mesmos espaços/encontros.

Nomeio por ordem alfabética as entidades/projectos e pessoas incontornáveis que se destacaram, sem as quais nada disto teria sido possível.

ENTIDADES / PROJECTOS

O projecto (A)RISCAR O PATRIMÓNIO da DGPC com os Urban Sketchers Portugal, organizou pela segunda vez encontros de diários gráficos, em múltiplos locais em Portugal num único dia para celebrar as Jornadas Europeias do Património, e Exposição Itinerante, a decorrer em 2015/2016 com desenhos dos encontros de 2014, que inclui um dos meus desenhos mais surpreendentes (para mim) que alguma vez realizei num caderno.

(a)Riscar o Património - DGPC

A Casa João do Rio, em Lisboa, e a Maria Celeste Lopes. Não tenho palavras suficientes para explicar a sua Amizade para comigo e o seu apoio incondicional aos meus projectos de formação em aguarela e abstracto.

CasaJoaoRio-logo

O colectivo Foto&Sketchers 2´´, que criei em Abril de 2005 e que coordeno, em especial os seus co-coordenadores e membros fundadores, pelo apoio e entusiasmo na organização de encontros/expedições e na invenção de projectos adicionais complementares.
FS2linhas-Logo Quadrado Texto

A Fundação Portuguesas das Comunicações e o Museu das Comunicações, Lisboa, no apoio à organização de workshops para o público e à visita dos Foto&Sketchers 2´´, através do apoio das equipas de Comunicação e Educação, da Ana Ferreira e da sua directora da Cristina Webber.

FPC

A escritora Margarida Fonseca Santos pela divulgação dos meus textos (em alguns casos divulgando os rabiscos complementares) no seu projecto Histórias em 77 Palavras, tanto no blog, como na Rádio Sim, e em breve num dos seus futuros livros e num jogo.
Logo77Palavras

Ao ITQB_UNL – Instituto de Tecnologia Química e Biológica – António Xavier – Universidade Nova de Lisboa, Oeiras, pelo apoio na organização dos encontros de diários gráficos e exposição no projecto RABISCOS NO ITQB, em especial à Ana Sanchez, à Cláudia Lopes e ao Luís Morgado do Gabinete de Comunicação e aos investigadores Carlota Vaz Patto, José Ricardo Salvado e Pedro Fevereiro. Neste projecto agradeço também o apoio do CiB – Centro de Informação de Biotecnologia, na co-organização e oferta de materiais e ao seu Presidente Pedro Fevereiro.

logo_ITQB_versao_vertical_signaturelogo_cib

A L1B – Associação Cultural, Seixal, e em especial à Manuela Rolão, por me apoiar na divulgação dos meus workshops e por me oferecer um dos workshops da L1B para celebrarmos o 20º  Workshop de Diários Gráficos no Seixal, porque “Divulgação, Paz e Amor aos Rabiscos” é um dos lemas das nossas vidas.L1B-logo

A Livraria Palavra de Viajante, em Lisboa, a Ana Coelho e a Dulce Gomes, pelo apoio na Exposição “Alemanha 3 x desenhada ao sol” e por se “virarem do avesso” para conseguirem encomendar alguns dos mais “estranhos” livros de rabiscos e difíceis de encontrar! – Nota: A livraria mudou de instalações, mas ficará só 2 portas ao lado e com muito mais espaço para receber fãs, divulgar países, as suas cultura e celebrar viagens pelo mundo fora.Palavra Viajante - logoO bar-restaurante Velha Gaiteira, em Lisboa, o Chef Santos Noguera, o João Caio e a Dulce Encarnação pelo seu constante apoio à organização dos meus workshops para o público e ao receber os Foto&Sketchers 2´´ para visitas rabiscadas e com petiscos, sempre com grande animação.
VelhaGaiteira-logo

Destaco o colectivo Urban Sketchers Portugal (USkP), cuja coordenação me deu a oportunidade de ajudar em tudo o que me foi possível para melhorar a divulgação de actividades de diários gráficos no blog e criando/gerindo o Facebook USkP. Destaco também todas as dezenas de anónimos, e não anónimos, que contribuem para este colectivo e para que a Associação USkP seja possível. Um agradecimento especial ao Luís Ançã, pelo que aprendi com ele sobre estruturação de projectos, gestão de equipas, crítica construtiva, HTML (e ainda música…). Agradeço ainda os muitos encontros organizados, alguns deles com exposições onde se incluem alguns dos meus desenhos em diário gráfico.

USkP-FundoBranco

A todos os Grupos Portugueses de Sketchers Regionais e Locais que visito pessoalmente e/ou com os quais interajo na internet, por concretizaram encontros atrás de encontros, projectos e exposições (nos quais se incluem alguns dos meus trabalhos), pela partilha e aprendizagem constante, tanto ao nível do desenho e materiais pintadores, como ao nível da gestão das suas actividades. Destaco ainda a aprendizagem constante que tenho ao assistir indirecto à partilha das actividades muito criativas e entusiasmadas dos Aveiro Sketchers; a interacção com os Évora Sketchers e, em especial ao seu coordenador Luís Ançã, pelas extraordinárias recepções que sempre nos fazem quando partimos para o Alentejo a sonhar com petiscos e rabiscos; e deixo também um agradecimento especial ao Hélio Boto dos USkP Algarve pela organização do encontro de Silves e respectivas exposição e catálogo onde se incluem trabalhos meus.

Mapa Grupos Sketchers em Portugal - V2 - Rita Caré - Dez 2015 - FS 2´´ - 23 Dez 2015

Zestbooks pela edição e produção do livro “Lisboa por/by Urban Sketchers”, que inclui dois dos meus desenhos. Claro que não poderia deixar de agradecer também a contribuição para este projecto da Associação USkP.

Livro Lx USkP 2015

PESSOAS

Durante 2015, houve pessoas sem as quais muitos destes projectos não teriam sido possíveis e que estiveram sempre a meu lado de forma constante, colaborando na organização, divulgação e/ou oferecendo críticas positivas para melhorar sempre todos os aspectos possíveis do meu trabalho.

Ana Cristina Crispim
Luís Ançã
Manuela Rolão
Maria Celeste Lopes
Mário Crispim
Marilisa Mesquita
Raquel Sousa
Rita Catita Afonso
Sara Fonseca Ferreira
Teresa Ogando
Zé Ricardo Salvado

E finalmente, a todos os que de alguma forma viajaram comigo por aí com Rabiscos, Aguarelas, outros materiais pintadores e Fotografia: por participarem entusiasticamente nos workshops e actividades e voltarem (!), por ajudaram a divulgá-los, tanto no meu projecto pessoal Papiro papirus – Rabiscos e Aguarelas (que já leva mais de 7 anos, sendo que nos últimos dois anos esteve hiper-activo de actividades para além da produção/publicação de trabalhos) e para todos os que de alguma forma contribuíram para que o colectivo Foto&Sketchers 2´´ seja uma realidade com quase 20 encontros/expedições realizados desde Abril de 2015.

Queridos amigos, reparem… para mim desde meados de 2013, este tipo de actividades, as quais organizo e/ou participo (quase todas realizadas como passatempo e como voluntária) e a consequente Partilha fazem com que o Natal exista quase semanalmente. A vossa companhia (mesmo que não seja presencial) é algo extremamente Raro, Fantástico, Rico…

Como muitos de vocês já sabem irei ausentar-me até Abril de 2016 por questões inadiáveis, que me estão a empecilhar a Vida e a Felicidade!
Andarei por aí, ali e acolá, mas pouco. Anseio por regressar diferente: mais “pequena” no Corpo e “maior” na Alma.

OBRIGADA! Desejo um 2016 repleto de saúde e hiper-actividades!

Um grande abraço

Rita Caré

3 comentários a “OBRIGADA ao Apoio nos projectos Papiro papirus 2015”

Deixe uma Resposta

