3º Prémio do Concurso do Dia Aberto do ITQB, sendo que…

o dito concurso não foi de rabiscos como se poderia prever neste blog. Foi no Concurso de Fotografia interno (também houve um externo) do Dia Aberto do ITQB: Vida Iluminada.

Esta semana, em vez de serem sobre novos rabiscos, os posts têm sido sobre participações em exposições, o encontro de Rabiscos no ITQB, agora um concurso de fotografia e amanhã ou depois será sobre a participação num livro. São tudo momentos muito originais e positivos, mas eu fiz apenas três desenhos desde que vim de Itália… Acho que estou de luto pelo meu caderno perdido para sempre na bolsa das revistas do avião de regresso… Todos os dias me tenho questionado se voltarei a gostar de desenhar como até aqui…

Dedicando-me ao positivo novamente, cá está a foto premiada e mais duas que submeti do mesmo tema: rebentos de Serradura Amarela ou Serradela Amarela (nome em latim: Ornithopus compressus) em câmara de crescimento e meio de cultura nutritiva.

Serradura Amarela 3 - Rita Care 2015

Foi muito divertido ter feito as fotos destas plantinhas e de outras também e ter tido a ajuda preciosa da Olívia Costa e da Carolina Gomes, que me ajudarem a perceber  uma pouco da investigação que se faz no Laboratório de Biotecnologia de Células Vegetais do ITQB. No caso desta espécie, investiga-se para o melhoramento de variedades para que no futuro se consiga produzir melhores pastos de leguminosas para vacas, ovelhas, cabras e outros ruminantes de quinta e que em simultâneo ajudem a proteger mais os solos onde são cultivados e o ambiente – isto comparando com outras variedades cultivadas actualmente.

Dia Aberto ITQB 2015 (1)

Cá estão mais duas fotos que tirei às Serraduras Amarelas.

Serradura Amarela 1 - Rita Care 2015

Serradura Amarela 2 - Rita Care 2015

2 comentários a “3º Prémio do Concurso do Dia Aberto do ITQB, sendo que…”

  1. Vi a foto, e gostei bastante. Muito melhor do que a outra que ficou “ex aequo”. A dos frascos, do meu ponto de vista, teria ficado mais interessante só com um frasco focado, em primeiro plano. Gosto muito do efeito de toda aquela transparência, com os pequenos detalhes verdes.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

