Nas escavações arqueológicas e no Museu M. Arqueologia da Amadora

Fica aqui a reportagem desenhada e fotografada de uma manhã fantástica com os Foto&Sketchers 2´´ nas Escavações Arqueológicas do Moinho do Castelinho, na Vila Romana e no Museu Municipal de Arqueologia da Amadora, organizada pelo António Damásio e seu filho João Damásio com o Museu.

Durante a visita às Escavações Arqueológicas da Necrópole Romana do Moinho do Castelinho o Régis Barbosa fez-nos uma visita guiada com muitas explicações daquele local e da diferença na datação de achados com 10 metros de distância e 1000 anos de diferença.

EscArq-Rita Care 2015 (6) 800

Entre os achados da Necrópole estão ossadas humanas, vasos, ferramentas, adornos, sandálias, etc. Foi mencionada a presença e importância das Lucernas nas Necrópoles Romanas e o grande achado na região de Castro Verde que deu origem ao Museu da Lucerna que visitei e desenhei recentemente numa estadia no Alentejo.EscArq-Rita Care 2015 - 800

Depois de uma visita à Vila Romana fomos ao Museu Municipal de Arqueologia, também em visita guiada, e onde muitos dos achados das escavações estão expostos.

EscArq-Rita Care 2015 (1) 800

A dificuldade de desenhar em ambiente de visita guiada é muita, pois tentamos desenhar e ouvir ao mesmo tempo e escrever alguns comentários que nos parecem mais interessantes. Desenhei esta maquete com muito mais calma e dedicação que os anteriores no final da visita.

EscArq-Rita Care 2015 (2) 800

Depois de ter deixado algumas pessoas no comboio em Lisboa meti-me ao caminho de regresso a casa mas, quando dei por mim, estava novamente na Estrada da Falagueira a desenhar a paisagem do Moinho do Castelinho e dentro do Museu a desenhar as tão curiosas sandálias romanas.

EscArq-Rita Care 2015 (4) 800 EscArq-Rita Care 2015 (5) 800

O Museu encerrou e eu deitei-me no relvado do Parque Aventura a ler as brochuras que o segurança do museu me ofereceu e a pensar que voltaremos em breve para explorar mais deste tema e deste local cheio de boas surpresas.

Algumas das muitas fotos do dia que mais gostei.

Anúncios

2 thoughts on “Nas escavações arqueológicas e no Museu M. Arqueologia da Amadora”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s