Palavras e Desenhos de Viagem – Caminhos para Diários cada vez mais elaborados

Palavras e colagens existem nos meus cadernos desde miúda. Nos últimos tempos tenho utilizado cada vez mais balões de falas e caixas com breves textos nos diários gráficos. Mas incluir texto “a sério” depois de re(re)((re))[RE]visto e compô-lo de forma pensada numa dupla página ainda não.

Digo ainda, porque talvez o workshop deste último fim-de-semana com a Raquel Ochoa e o Eduardo Salavisa venha a ter consequências nos meus desenhos para lá do que estava a imaginar. É que depois de terminados os dois dias intensivos de palavras e desenhos de viagem em Vila Franca de Xira, estou a refazer os exercícios de texto, a tratar as imagens e a experimentar a função de texto digital com muita convicção. Isto dá uma trabalheira! Demorei mais tempo a tratar o texto assim do que em cada rabisco, mas fica mesmo giro!

No 1º desafio (desenho-texto) criei apenas apontamentos em redor do desenho do Rui. Pensei e repensei na nossa conversa-viagem e recreei assim o exercício.

Rita Care - 20jun2015 - BMFVX - Texto - 72

O 2º desafio está publicado ali no RABISCOS de LETRAS. Era apenas de letras, mas não resisti a compor a tontaria do meu texto com desenhos.

Ao 3º desafio (de desenho) fui acrescentando palavras durante as sessões. Os rabiscos e os significados pessoais do local foram crescendo com o tempo e a reflexão.

Rita Care - 20jun2015 - BMFVX - 72 - Original - 2

O 4º desafio foi mesmo só texto que não saiu do caderno.

O 5º cá está ele. O texto incluído do desenho foi um extra que fui pensando ao longo do desenho que durou umas horas a construir.

Rita Care - 20jun2015 - BMFVX - 72 - Texto - 4

O 6º desafio ficou-se mesmo apenas por um texto que não gostei particularmente. Isso de escrever à mão em cadernos não é de todo a minha zona de conforto, mas talvez volte a ele um destes dias de dedos nas teclas.

Em jeito de conclusão, penso que passarei a partir para o desenho logo com libertação de espaços para incluir textos. Se o farei mesmo, apenas o futuro dirá.

2 thoughts on “Palavras e Desenhos de Viagem – Caminhos para Diários cada vez mais elaborados”

Deixe uma Resposta

