Grande Reportagem Desenhada – Mértola e arredores do 1º ao 3º dia

Fui “internar-me” em Mértola. Estive lá seis dias em retiro. Podia bem ter estado mais dois ou três. A caminho e quase à chegada a cena que se segue encheu-me de bons pensamentos e bom humor.

Rita Care - Mertola-Dia1- 23abr2015

É com bichos que se entra em Mértola vindo do lado de Beja…

Se não gostas de desenhar animais verdadeiros, porque não param quietos, então a melhor forma de os desenhares é nas rotundas do Alentejo! Esculturas de animais não faltam. Deste lado está uma lebre, coelhos, aves (patos ou parecido), uma perdiz enorme no topo da coluna que não coube no desenho… Do outro lado há um veado e um javali.

Rotunda-Mertola-RitaCare-2015

Rita+Care+-+Mertola+-+2015+-+72+(3)

Castelo de Mértola do outro lado do Guadiana

Mértola é uma das “terras” mais giras de Portugal. Para além de tudo o que é possível visitar por lá (quatro monumentos nacionais, por exemplo), há mesmo muito que ver em redor: campos de perder de vista cheios de flores de muitas cores na Primavera, aves raras e muitas aves “normais” (quando era miúda havia programas para salvar as cegonhas-brancas, agora em poucos quilómetros avistam-se dezenas em qualquer estrada do Alentejo), o Guadiana, cascatas, uma mina desactivada, museus e núcleos museológicos aqui e ali, comida boa e pessoas muito simpáticas. Quem for distraído e não reparar nos animais que os há por todos os lados, não lhes pode escapar em algumas rotundas que lhes prestam homenagem.

Rita+Care+-+Mertola+-+2015+-+72+(4)

Casa típica de Mértola

Este desenho da Casa de Mértola tem um história muito gira. Quando saí da “Casa” – que é dentro do posto de turismo, de caderno aberto ainda a secar, a funcionária exclama: “Ai ainda aí está? Já não me lembrava de si! Mostre lá esse desenho! Tem de ir mostrar este caderno à Pintora Nádia Torres – a oficina dela é perto do Núcleo Islâmico”. Depois mostrou-me os desenhos da Nádia Torres e  de muitos outros autores num livro com ilustrações de Mértola e da sua bela vida selvagem. Prometi passar por lá. Saí e ia pela rua de caderno aberto ainda a secar e vejo um senhor a caminhar na minha direcção a olhar-me muito fixamente. Pára à minha frente e exclama: “Mostre lá o que aí tem? O que anda a fazer?”. Expliquei-lhe que andava rabiscando pela Vila. Não sabia o que é isso do Urban Sketching, mas depois de me explicar ser arqueólogo em Mértola (Cláudio Torres) recomendou-me que  fosse à oficina da filha Nádia mostrar o meu caderno.

Eu nem acreditando na coincidência lá fui e mais convicta para cumprir as recomendações. Estivemos as duas à conversa e a Nádia Torres partilhou comigo alguns dos seus diários gráficos. Descobri que já conhecia alguns dos seus desenhos, porque estiveram expostos no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva numa exposição sobre uma viagem à Amazónia do Grupo do Risco.

Há cada coincidência…

Rita+Care+-+Mertola+-+2015+-+72+(6)

Núcleo Museológico Islâmico

Rita+Care+-+Mertola+-+2015+-+72+(7)

Escultura no largo da CM de Mértola
e Torre do Relógio (tão aldrabada…)

Rita+Care+-+Mertola+-+2015+-+72+(8)

Casa dos Gelados
e Lucerna do Museu das Lucernas (já em Castro Verde)

6 comentários a “Grande Reportagem Desenhada – Mértola e arredores do 1º ao 3º dia”

Deixe uma Resposta

