Reportagem: DESENHOS-MISSIVAS no Museu das Comunicações

Fica aqui o resumo do Workshop “Missivas” de uma exposição em diários gráficos que orientei no Museu das Comunicações – FPC, em 28 fev 2015, inspirado na exposição “Missiva” de João Noutel.

É sempre muito motivador descobrir novas caras entusiasmadas pelos diários gráficos e muito reconfortante rever quem já conheço usufruindo desta actividade que, mais do que tudo, nos faz tão bem à Vida.

WS-Missivas-MC-FPC-FotoAnaFerreira-28Fev2015-2

[Grupo na exposição “Missivas” | Foto de Ana Ferreira]

O meu objectivo para o primeiro desafio foi “aquecer” o espírito de observação e estimular a “queda” de preconceitos negativos sobre a actividade de desenhar “bem” (sabe-se lá o que isso quer dizer…) e a descontracção, através de um dos meus exercícios preferidos: o desenho-cego do objecto “mais” tridimensional da exposição “Missiva” de João Noutel, o telefone “Eva Break”.

WS - Missivas - MCFPC - Rita Caré 2015 - 2 - 72 - 800

[Desenho-cego “Eva Break” por Rita Caré]

Concretizámos um exercício de desenho semi-cego do mesmo objecto, cujos resultados não foram tão do agrado da maioria dos participantes, o que não me admira, pois o desenho-cego permite-nos captar a essência do que observamos de uma forma mais espontânea, forte, única… Talvez mais coerente com as nossas próprias emoções e significados. Foi também proposto aos participantes que em casa pesquisassem na Internet informações sobre a obra “Eva Break” para reflectirem sobre o objectivo na “Missiva” do autor e encontrassem os seus próprios significados.

Teresa Ogando - WS Missivas MC-PPC - 28Fev2015 - 3

[Desenho “Tapete voador & Globo Terreste” por Teresa Ogando]

Para estimular a associação de ideias e a criatividade propus um segundo desafio com dois objectos: um da exposição “Missiva” e outro da colecção do museu. Reflectimos sobre as características e significados da obra “Encontra-me neste tapete voador” e de um globo terrestre e escrevemos dois pedidos que poderiam fazer um ao outro caso falassem.

WS-Missivas-MC-FPC-Desenho-CristinaWeber-FotoAnaFerreira-28Fev2015-2

[Desenho “Tapete & Globo Terrestre” por Cristina Weber | Foto de Ana Ferreira]

Os desenhos foram coloridos ao gosto dos participantes com kits de aguarela e marcadores de gama infantil ou kits de aguarela de gama de estudante académico dos próprios participantes.

Teresa Ogando - WS Missivas MC-PPC - 28Fev2015 - 5

[Desenho “Segredos” em postal por Teresa Ogando]

Foram distribuídos selos de correio normal dos CTT e postais de papel de aguarela para concretizar um terceiro desafio: escolher a obra preferida, desenhá-la e explicar o porquê da escolha. Todos foram convidados a enviar os postais ao próprio museu.

WS - Missivas - MCFPC - Rita Caré 2015 - 1 - 72 - 800

[Desenho “Conversa” por Rita Caré]

Gosto de propor “desafios-tpc”: um desenho conversa entre um telefone “feliz”, uma máquina de escrever “analfabeta” e uma caneta dupla de aparo das “esperanças e dos sonhos”, sendo os desenhos baseados nos telefones da colecção do museu e nas seguintes obras expostas “Only for Happy News”, “Analphabetic Lovers” e “Hopes & Dreams”.

Ver Reportagem Fotográfica
por Ana Ferreirda FPC
 

Agradeço em especial a Cristina Weber pelo convite
e a Ana Ferreira pela ajuda na organização e pelas fotos.
E ainda o apoio dos Urban Sketchers Portugal.

Rita Caré, Março de 2015

Anúncios

4 thoughts on “Reportagem: DESENHOS-MISSIVAS no Museu das Comunicações”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s