Saída em fuga… Haverá fantasmas junto com tanto pó e fósseis de plantas?

A actividade de desenho de observação que tanto bem me faz e que me acompanha quase sempre, com raras excepções, nos momentos positivos, belos e estéticos, não pode servir apenas para isso. Há momentos em que uma pessoa não se pode calar… ou não deve.

Precisava de “passar tempo” e entrei no Museu Botânico da Universidade de Coimbra. Na entrada dizia “Close”, mas a porta estava aberta. Não vi ninguém, mas tinham-me dito que podia entrar…

Museu-Botânico-UnivCoimbra-24Set2014

O que encontrei é muito triste e deprimente… A colecção de fósseis de plantas foi o que mais gostei e é muito gira… não faço a menor ideia se é cientificamente relevante, mas suponho que é… suponho… Há também uma colecção de lupas e microscópios muito gira. Também não sei se são historicamente interessantes, mas suponho que são… suponho… Há uns quadros com objectos muito antigos relacionados com colheitas de várias espécies de culturas agrícolas, mas imagine-se os poucos textos que incluem são em Francês… São muito antigos esses quadros. Ora, eu sou de uma geração para a qual o Francês não foi e não é prioritário. Não há uma única legenda contextual em todo o espaço, fiquei triste porque as lupas e os microscópios nem sequer tinham referência a datas…

O que é isto…?!? Isto que se passa ali como em tantos outros sítios não é falta de dinheiro. Legendas que contam histórias mesmo muito pequeninas não é falta de dinheiro!! É falta de muitas outras coisas, mas de dinheiro é que não é!! E é tão preciso contar histórias!!! Para que servem as colecções e os Museus senão para nos contarem histórias!!

Pareceu-me que a situação irá mudar dentro de algum tempo (seja lá o que isso queira dizer…)… pareceu-me e assim o espero…

Deixe uma Resposta

