Autora

Papiro papirus é uma “espécie” do reino dos rabiscos, habitante de diários gráficos e folhas soltas de aguarela.
Papiro papirus is a “species” from the kingdom of sketches. It lives on sketchbooks and loose watercolor sheets.

Siga o Papiro papirus no Facebook | Follow Papiro papirus on Facebook

FacebookPapiropapirus

Rita Caré é bióloga e comunicadora de ciência. Nos tempos livres, entre outras coisas, rabisca e aguarela por aí. Às vezes é Urban Sketcher Portugal. Para saber mais ler o texto em baixo.

Rita Caré is a biologist and a science communicator. Among other things, she sketches and she paints watercolors. Sometimes  she is an Urban Sketcher Portugal.

Aceitam-se encomendas e organizam-se workshops!
I accept orders and I organize workshops!!

Contacto | Contact
Rita Caré – Telem.  (00351) 961 775 120 (Portugal) | E-mail – rita.s.care@gmail.com

—-

  • Entrevistada por Maria M. / Miza em “A Pena do Escriba” – 1 de Abril 2014

—-

  • Porquê os rabiscos e as aguarelas? É uma história de vida com muitos entroncamentos e cruzamentos… muitas estórias até aqui… Texto de Rita Caré para a exposição “Desenhar é Viajar cá dentro…” – 2014

Nasci em 1976. Sou licenciada em biologia e especializei-me em comunicação de ciência e tecnologia, área na qual trabalho. Tenho também formação em desenho, ilustração científica, técnicas de aguarela e pintura abstracta, fotografia, gestão de projectos culturais em museus e noutros ambientes culturais e educação ambiental.

Enfim… Sou mesmo muito irrequieta… ou nunca parei de procurar o que me conforta a mente e o espírito.

“Enquadrar” e eternizar imagens faz parte do que sou desde muito cedo. Aos seis anos, ofereceram-me uma pequena máquina fotográfica branca com um botão cor de laranja e rolos de 110 mm. Nunca mais parei de fotografar. Já adulta interessei-me por saber mais sobre as técnicas fotográficas e explorei-as. Participei até em três exposições individuais e em mais de uma dezena de exposições colectivas de artes plásticas realizadas em Portugal e em Espanha.

O interesse pelo diário gráfico apareceu nos anos 1990, porque é uma ferramenta essencial na prática da ilustração científica. Desde 2007, exploro a pintura abstracta com técnicas de aguarela. Em 2009 comecei a participar nas actividades dos Urban Sketchers Portugal, grupo de pessoas que se reúne para desenhar espaços urbanos em pequenos cadernos. Há poucos anos abandonei as preocupações com as técnicas de fotografia, usufruindo da liberdade do “point and shot” com o meu smartphone ou com máquinas fotográficas que cabem no bolso das calças. Desde o final de 2012, dedico-me ao desenho de observação em diários gráficos como forma de contemplação do que me rodeia, como forma de meditação e de encontrar uma serenidade há muito procurada.

Participei em várias exposições colectivas de pintura e desenho: com o Atelier “Carmim” (Carcavelos), em 2008 e 2009, com desenho científico e pintura abstracta em aguarela; e desde 2013 com reproduções de páginas dos meus cadernos no Museu Bernardo | Maga (Caldas da Rainha),  com o Arte ao Centro (Torres Vedras), a L1B – Associação Cultural (Seixal) e com os Urban Sketchers Portugal.

“Desenhar é Viajar cá dentro” (2014) foi a minha primeira exposição individual de diários gráficos, projecto abraçado pelo bar-restaurante Velha Gaiteira. As reproduções expostas de alguns dos meus cadernos representam a contemplação de lugares de Portugal e sobretudo essa minha busca incessante pela serenidade. Essa exposição está até ao final de Julho de 2014 em Fernão Ferro – Seixal, na Casa de Chá Too Much com algumas reproduções de trabalhos realizados no Seixal.

 

 

4 comentários a “Autora”

  1. LINDO LINDO LINDO

    ADOREI SEU SITE… QUERIA SABER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O BLOG, ESSAS EXPRESSÕES LINDÍSSIMAS SÃOGERADAS POR UM GRUPO DE PESSOAS QUE DESENHA E ESCREVE?

    VOU COLOCAR UM POST SOBRE O GRUPO NO MEU BLOG PRINCIPALMENTE FALANDO SOBRE AS EXPRESSÕES EM RELAÇÃO AS ÁRVORES E SERIA BEM INTERESSANTE CONHECER UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DO BLOG, COMO SURGIU, QUEM FAZ, ONDE VOCÊS FICAM… O QUE ACHA?

    ABRAÇO

  2. Mas como eu amo a natureza, seu site é maravilhoso
    nada como vc amar a tdo que deus nos deu de graça
    e temos que saber cuidar mto desta beleza universal…
    abraços……..!

  3. Eu amo natureza, meu nome é cláudia tenho 12 anos e estudo no colégio gálatas.
    Bom eu estudo sobre natureza, e sobre papiro em “história”. e sobre egito e etec……

    bjs para todo Mundo e eu adorei esse site
    preserve a natureza que foi Deus que nois deu

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Rabiscos e Aguarela

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: